sábado, 21 de setembro de 2013

Coloca na conta do professor

Juliano Schmidt / PJ
A derrota do Joinville para o Avaí nesta sexta-feira, na Arena, tem um protagonista. Não é o time azul da Capital, que estava sem o principal jogador, Marquinhos. Não é a chuva que "acabou" com a partida no segundo tempo. Não é Eduardo, nem Sandro, que falharam nos dois gols do adversário. O principal responsável é o técnico Ricardo Drubscky. Foram muitos erros:

Escalação

Aposto que quem escutou pela primeira vez a escalação com Ricardinho entre os titulares levou um susto. Reserva nas últimas partidas, o jogador estava em outra sintonia durante os 35 minutos que permaneceu no gramado. Coincidência ou não, minutos depois o time "encaixou" e chegou a pressionar os avaianos nos momentos finais do primeiro tempo. A falta de alternativas no banco de reservas de jogadores de criação também pesou contra. Wellington Bruno estava recuperado de contusão, treino com o grupo na quinta-feira, mas não foi relacionado.

Substituições

Drubscky equivocou-se em todas as trocas, exceto a que ele corrigiu outro equívoco, a substituição de Ricardinho por Martín Ligüera ainda na primeira etapa. Foram trocas burocráticas. O famoso seis por meia dúzia. O que para um time que está atrás no placar não adianta muito. Ricardo colocou Kim no lugar de Edigar Júnio, quando o gramado encharcado impossibilitava carregar a bola por muitos metros. Depois, foi a vez de Edu entrar na vaga de Lima. Faltava presença na área. Apenas Edu no meio da defesa adversária. O gol, ironicamente, saiu da bola área. Mas àquela altura, nos acréscimos, já era tarde.

Comando

A decisão de quem deve cobrar pênaltis, faltas, escanteios é do técnico. Em todo lugar do mundo é assim. E todos sabem que o aproveitamento de Marcelo Costa em cobrança de pênalti é espetacular. Ele treina após os treinos, é especialista no assunto. Não há motivos para ele não bater. Na entrevista após a partida, o treinador falou que os dois (Lima e Marcelo Costa) são os principais cobradores. Será? Na goleada contra o Figueirense, como lembrou o repórter Marcelo Santos, da Radio Clube, Ronaldo perdeu um pênalti, e ele, na ocasião, disse que o batedor oficial era o Marcelo Costa.  Pareceu esquivar-se de uma possível polêmica.

--

Agora é bola para frente. Estamos no G4, com uma confortável vantagem de três pontos- caso o Sport perca para o Palmeiras, o que é provável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário