quarta-feira, 3 de julho de 2013

Chuvas causam transtornos a moradores do bairro Paranaguamirim, em Joinville

Caso Prefeitura não melhore a situação das ruas enlameadas, moradores prometem fechar as principais vias no sábado (6)

Ruas enlameadas no bairro Paranaguamirim - Foto: Yan PKM
Poeira, em épocas secas; lama, em chuvosas. Essa é a realidade de algumas ruas do bairro Paranaguamirim, na zona Sul de Joinville. Os moradores, devido às constantes chuvas que caem na cidade há duas semanas, estão passando por diversas complicações e prometem, no próximo sábado (6), caso não aconteça uma melhora significativa, interditar as principais vias de acesso ao bairro.

Casas tremem quando os ônibus passam
Na última semana, o ônibus da linha Tropical, que circula no bairro, não conseguiu subir o morro, localizado na rua Silvio Klingenfuss. A situação causa medo aos usuários do transporte público. “Eu tenho medo que um dia ele (ônibus) caia sobre as casas ao lado”, relata a moradora da rua Frederico Germano Dunke,  Isolete Kuhnen Medeiros, 45 anos. “Ônibus de todas as empresas passam pela minha rua, além da linha do transporte público, e, como têm muitos buracos, a casa chega a tremer”, conta.

A situação precária é semelhante à frente da casa da aposentada Terezinha Vicente, 66 anos. “A minha filha não consegue sair de casa sem sujar de lama os sapatos. É muito ruim”, conta a morada da rua Monsenhor Gercino.


O que diz a Secretaria


A secretária do bairro colocou saibro na rua Silvio K.  - Foto: Yan
Elienai Nunc Nfoonro, coordenador da Secretaria Regional do bairro, argumenta que falta maquinário. “Desde o dia 5 de maio estamos sem patrola”, disse. A Secretaria tem que pedir à Regional do Fátima para realizar os reparos nas vias do bairro mais populoso da cidade.


Sobre a rua Silvio Klingenfuss, Elienai disse que a Secretaria já reparou parte dos problemas colocando saibro sobre a lama. Entretanto, a situação é agravada por causa dos caminhões que ali passam constantemente.


Manifestações


Pelo Facebook, no grupo ‘Reclama Panagua’, moradores estão organizando um protesto que irá fechar as principais vias de acesso ao bairro, no sábado (6). A  idealizadora da manifestação, a cabeleireira Ivonete Kuhnen Oliveira, 41 anos, reivindica melhorias nas ruas do bairro. "Se a gente não se unir e lutar a favor de onde moramos, não vamos conseguir nada", disse.

Passageiros sofrem no momento de pegar ônibus - Foto: Yan

Aviso:


O Torcida do JEC abriu uma exceção hoje para tratar de um assunto de extrema importância: a situação das ruas da periferia de Joinville. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário