sábado, 6 de julho de 2013

Em jogo histórico para Lima, JEC começa mal, se recupera, mas perde para o Sport

Lima marca duas vezes, torna-se o maior artilheiro do clube, mas JEC toma gol no final e perde por 3 a 2

Camilo abriu o placar para o Sport (Foto: L. Ferreira/AgEstado)
Na tarde deste sábado (6), na Arena, o Joinville reencontrou a torcida de uma maneira que nenhum tricolor queria: com uma derrota por 3 a 2 para o Sport-PE. Com muitos erros técnicos na primeira etapa e gols logo no início do primeiro e segundo tempo, o Tricolor teve que suar a camisa para chegar ao empate, com dois gols de Lima, que assumiu o posto de maior artilheiro do clube, com 132 gols. Mas, como num banho de água fria na torcida, o Leão da Ilha marcou o terceiro gol apenas quatro minutos depois.

O JOGO

Antes mesmo de completar cinco minutos de jogo Arturzinho teve que utilizar a primeira substituição. Carlos Alberto, após violenta pancada do zagueiro Tobi, deu lugar a Eduardo, fora de combate desde o Catarinense. Na primeira chegada à meta de Ivan, o Sport foi letal. Marcos Aurélio tocou em direção ao meia Camilo, Marcelo Costa, no caminho, furou em bola. Camilo dominou, cortou para a perna direita e acertou um belo chute no ângulo.

Eduardo entrou aos 3 minutos do 1º tempo (Foto: R. Philipps/RBS)
O Joinville não conseguia impor seu ritmo à partida por causa dos inúmeros erros. A dupla de armadores foi a mais questionada. Ricardinho e Marcelo Costa tentavam as jogadas, mas, na maioria das vezes, o resultado era negativo. Eduardo, também, até conseguia prosseguir os lances, mas falhava no momento de cruzar. O Tricolor não conseguiu criar, sequer, uma clara chance de balançar as redes do goleiro Magrão, nos primeiros 45 minutos.

Na saída do intervalo, o goleiro Ivan fez duras críticas à qualidade do gramado da Arena. Ele afirmou, ainda, que os buracos atrapalharam Marcelo Costa no momento de dominar a bola, no gol de Camilo. O técnico Arturzinho, ciente do que estava acontecendo, optou por colocar Kim na vaga de Marcelo Costa. A equipe, portanto, passou para a formação 4-3-3, com Kim e Ronaldo aberto pelos flancos e Lima, centralizado.

Gols: JEC 2 x 3 Sport

A alteração pôs fogo no jogo. Kim conseguiu dar mais velocidade ao ataque joinvilense; porém, o problema de criação de jogadas, continuava. Aos cinco minutos, Felipe Azevedo dominou a bola na meia lua, rolou para Marcos Aurélio, na esquerda. O atacante pegou de primeira e acertou o canto inferior de Ivan.

O atacante Kim incendiou o jogo com sua velocidade (Foto: Carlos Junior/ND)

REAÇÃO TRICOLOR
A resposta do JEC veio em um minuto. Kim invadiu a área, driblou alguns defensores e cruzou para Lima. O atacante - que estava ao lado de Nardela na artilharia histórica do Tricolor, com 131 gols -, cabeceou para o chão, sem chances para Magrão.

O Joinville, finalmente, conseguia colocar a Arena a seu favor. Os cerca de 10 mil tricolores vieram junto com o time para cima do Leão. Aos 12 minutos, Lima foi agarrado na área, mas o árbitro interpretou como jogada normal. Na marca dos 17 minutos, quase Rafinha, em uma forte cobrança de falta, empatou o confronto.

A última cartada de Arturzinho foi ousada. O técnico retirou o zagueiro Rafael, que estava com cartão amarelo, e pôs o meia Wellington Bruno, para dar mais toque de bola e criatividade ao setor de meio-campo.

Mais TJ: Prefeito Udo Döhler se irrita com falta de apoio de empresas estatais: 'É desprezo'

A Arena explodiu aos 31 minutos. Lima recebeu cruzamento de Eduardo e, antes de dominar, foi agarrado pelo zagueiro Pereira. Na cobrança, o camisa nove deslocou o goleiro Magrão e empatou a partida. A pressão, agora, era enorme. Dois minutos mais tarde, Lima - mais uma vez - causou problemas à defesa Rubro-Negra. Ele dominou com o peito, botou a bola no chão, mas chutou em cima do zagueiro.

BANHO DE ÁGUA FRIA

Com a saída de Rafael, o time acabou exposto aos contra-ataques em diversas oportunidades. Ricardinho, entretanto, não conseguia criar e, muito menos, defender. Aos 36 minutos, Lucas Lima, já dentro da área, rolou para Renan Teixeira, que, de primeira, chutou entre as pernas do goleiro Ivan. O clima que era de entusiasmo se transformou em decepção. Mais uma vez atrás no placar, o JEC não teve de onde tirar forças para, novamente, igualar o marcador.

ARTURZINHO FALA SOBRE A DERROTA

"É aquele negócio do atleta ir na euforia. Vai na empolgação da torcida, o atleta vai no entusiasmo e deixa de pensar que poderíamos ter levado o gol como aconteceu. Era para irmos conscientes, sem dar chance para eles. Tivemos a bola do jogo, do Lima, quando estava 2 a 2, mas faz parte. Não existe time imbatível."

PRÓXIMO ADVERSÁRIO

Mesmo com a derrota, o Joinville permanecerá na segunda colocação do campeonato, mas, agora, distante quatro pontos (19 a 15) da líder e próxima adversária, Chapecoense. No próximo sábado (13), às 16h20, também na Arena Joinville, o JEC recebe o time D'Oeste do Estado em jogo válido pela oitava rodada da série B.

JEC 2 x 3 Sport-PE

Joinville:
Ivan; Carlos Alberto (Eduardo), Sandro, Rafael (Wellington Bruno) e Rafinha; Augusto Recife, Marcus Vinícius, Ricardinho e Marcelo Costa (Kim); Lima e Ronaldo. Técnico Arturzinho.
Sport: Magrão; Patric, Pereira, Toby e Marcelo Cordeiro; Anderson Pedra, Rithely, Lucas Lima e Marcos Aurélio (Jonathan Baloteli); Camilo (Roger) e Felipe Azevedo (Renan Teixeira). Técnico: Marcelo Martelotte
Arbitragem: Rodrigo Batista Raposo),  auxiliado por Marrubson Melo Freitas e  Jose Reinaldo Junior
Cartões amarelos: Rithely, Anderson Pedra, Toby, Renan, Roger, Marcos Aurélio (Sport); Rafael, Ivan e Lima (Joinville)
Gols: Camilo 12’ (1º T), Marcos Aurélio 6’ (2º T), Lima 7’ (2º T), Lima 31’ (2º T) e Renan 36’ (2º T)
Fontes: Globo Esporte e ND Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário