segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

JEC perde na estreia do Catarinense

A expectativa era grande. Após todo o suspense durante a semana sobre a liberação ou não da Arena aos torcedores, a decepção foi grande. Na tarde ensolada deste domingo, o JEC sucumbiu, de virada, para a Chapecoense.

A primeira etapa foi marcada pelo equilíbrio, com chances de ambos os lados. Aos 17', Ricardinho cobrou escanteio e, de cabeça, Sandro meteu a bola na trave. 4' mais tarde, Rodrigo Gral, de fora da área, acerta belo chute para o goleiro Ivan fazer a primeira de muitas defesas, no rebote, Paulinho Dias completou para o gol. Mas, em impedimento, o gol foi anulado. Aos 34', Eduardo, em jogada individual, foi derrubado por Nivaldo. Marcelo Costa, calmamente, colocou o JEC à frente.

No segundo tempo, o JEC esteve dominado completamente. Sem criar sequer uma boa jogada, além de uma defesa apática e insegura, o Tricolor levou sorte em perder apenas por 1 gol. Rodrigo Gral e Ronaldo Capixaba, antes de chegar ao empate, já haviam perdidos claras chances de gol. Aos 12', Diego Felipe pegou a bola na intermediária e driblou diversos jogadores, até Ivan, para colocar o placar em igualdade. O time do Oeste continuava articulando boas jogadas, Bruno Rangel, livre, chutou para mais uma ao intervenção da Muralha Ivan. Aos 40', Diego Felipe, novamente, marcou para a Chape. Livre, dentro da área, o volante chutou forte. A bola ainda desviou em D. Jussani, que tirou qualquer chances do goleiro tricolor realizar a defesa.

Novo mascote animou os torcedores na Arena.
Além da excelente atuação da Chapecoense, principalmente na segunda etapa, outros fatores influenciaram no resultado final da partida.

Como de costume - o árbitro José Acácio da Rocha, foi destaque negativo da partida. Após marcar a penalidade sob Eduardo (que caminhava para entrar com bola e tudo para o gol), o apitante não expulsou Nivaldo, goleiro adversário. Erro grotesco que, felizmente, não se repetirá, pois essa foi a última partida na carreira de José Acácio. O futebol Catarinense agradece.

O técnico joinvilense, Artur Neto, também não esteve numa tarde feliz. Carlos Alberto ficou fora da partida, vetado pelo DM, em seu lugar entrou o atacante Kim, o que fez Ricardinho recuar, atuando como segundo volante. Essa mudança de última hora prejudicou a equipe, o poderio defensivo diminuiu. Durante a partida, o comandante joinvilense cometeu outros equívocos. Demorou para realizar as substituições e, quando as fez, ainda errou. Marcinho estava mal durante todo o primeiro tempo, mesmo assim, voltou ao gramado para segundo tempo. Jaílton entrou em seu lugar e também não esteve bem, assim como Fernando Viana, que substituiu Kim. Ronaldo entrou na vaga deixada por Lima, mas recebendo poucas bolas, raramente participou do jogo.

Entretanto, é importante ressaltar os méritos do oponente. Frente a uma defesa forte e bem posicionada, o Tricolor teve dificuldades - principalmente no segundo tempo - em criar oportunidades reais de gol. Mas naturalmente a equipe se ajustará, ganhará maior entrosamento e condição física. Porém isso será feito durante os jogos, diante do pequeno intervalo entre as partidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário